sábado, 6 de março de 2010

HQ_O coiteiro

No primeiro semestre de 2009 fiz uma oficina de quadrinhos com Wellington Srbek. Fui apresentado e relembrado de uma série de artistas e estilos de quadrinhos diferentes, além de ter ótimas aulas de desenho com Rubens Lima, de quem, junto com Srbek e resto dos alunos, me tornei um amigo.

No entanto o mais interessante foi efetivamente estar em um ambiente onde todos estavam interessados em produzir e estudar quadrinhos, um tipo de sensação que não tive nem na faculdade de arte, o que é completamente compreensível, se pensarmos na diversidade de estilos, materias e vertentes artísticas, sem falar nas habilitações.

Enfim, uma das etapas desse curso era produzir uma história em quadrinhos(HQ) de 4 páginas, usando o método de roteiro rascunhado. Tanto o roteiro quanto o resultado final ( a hq "O coiteiro") estão abaixo.

Nesse trabalho, situado na época e região dos cangaceiros, faço referência direta a um projeto de livro em quadrinhos ao qual estou estudando a mais de um ano e espero poder produzir e publicar algum dia, no qual o Jeremias "O imorrível" citado na primeira página dessa hq, seria o personagem principal.

Ainda preciso fazer um estudo mais detalhado da época e trabalhar mais firme em uma caracterização do estilo de desenho que pretendo aplicar e o tom da hq, enfim, quase tudo...

Por hora fiquem com esse ótimo exercício! espero que gostem!








8 comentários:

  1. Muito interessante Luhan, gostei bastante do suspense da HQ, a página três ficou muito impressionante! poste mais desenhos, não teve nenhum essa semana. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário rapaz, espero que o livro fique ainda melhor.

    Ah, e quanto as postagens pode ficar tranquilo, mesmo que esteja em uma correria danada vou cumprir a promessa das duas postagens semanais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. "Jeremias eu sou homem. Coisa que você não é./ E não atiro pelas costas não./ Olha pra cá filha da puta sem vergolha/ Dá uma olhada no meu sangue/ E vem sentir o teu perdão." Veeelho Jeremias!

    pra mim tá faltando hachura, muito limpo :D
    diferente da terceira página que tá mais "suja".
    ___
    "[...]o mais interessante foi efetivamente estar em um ambiente onde todos estavam interessados em produzir e estudar quadrinhos[...]"
    isso deve ser muito legal

    ResponderExcluir
  4. Fala Diego!
    Rapaz, nunca havia feito a conexão entre o meu personagem cangaceiro e o da música do Legião Urbana, mas devo admitir, até que eles combinam em alguns aspectos.

    Quanto as hachuras é uma questão de gosto mesmo, a idéia era de deixar hachuradas apenas as especulações do Joaquim, que culminariam na cena final.

    Mas a sugestão foi anotada.

    Valeu pela visita rapaz!

    ResponderExcluir
  5. e aÊ! ^^ eu tinha deixado um alô no meu primeiro comment falando sobre fitas crepe no FIQ. hahaee
    "Quanto as hachuras é uma questão de gosto mesmo, a idéia era de deixar hachuradas apenas as especulações do Joaquim, que culminariam na cena final."
    Precisamente, é gosto msm. O seu trabalho é ESQUENTAR os miolos e resolver se deve usar hachura, alto-contraste, sombras duras, traços limpos e finos ou retículas levando em consideração o trabalho focado e a técnica que te deixa mais a vontade.
    Eu pessoalmente adoro acumulação de informação. Então hachura me excita :P
    ps: vou aparecer aqui mais. Só não vou comentar todos os posts pq senão vai ficar chato demais :P

    ResponderExcluir
  6. E ai Luhan! Cumprindo o chamado feito, aqui estou! Essas páginas já tem um tempo, não? Do tempo que fiz minha hq pra hoje o avanço foi bem satisfatório... imagino pra vc! hehe... Sua fase de chargista está muito boa. Gostei dos últimos desenhos. Sorte nas aulas do Centro Cultural e cuidado com a meninada! Pode deixar que semanalmente eu vou estar passando por aqui e conferir os novos desenhos.

    ResponderExcluir
  7. Valeu Jaison! Quero ver o seu trabalho!

    ResponderExcluir